Projeto

Pelotas vai implementar programa Famílias Fortes

Programa deve atingir famílias com crianças e adolescentes, complementando o Pacto Pelotas pela Paz

Divulgação -

Nesta quarta-feira (22), foi assinado o acordo de Cooperação Técnica do Município de Pelotas com a Secretaria Nacional da Família (SNF) para a implantação do Programa Famílias Fortes. A iniciativa é uma ferramenta de fortalecimento de vínculos familiares, com foco na adolescência, e integrará as estratégias de prevenção social da violência do Pacto Pelotas pela Paz.

“Com esse acordo vamos dar um passo importantíssimo na prevenção à violência, em nossa cidade. Vamos conseguir complementar o Pacto Pelotas pela Paz ao fechar uma lacuna, que ainda tínhamos, na questão socioemocional de jovens e adolescentes, que precisam encontrar harmonia familiar para se sentirem amados e acolhidos, para que tenham a oportunidade de dialogar sem conflitos e violência dentro de casa”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.
A secretária Nacional da Família (SNF), Ângela Gandra, citou projetos já desenvolvidos em Pelotas, como o ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, o Conte Comigo e o Cada Jovem Conta, e disse que a cidade pode ser exemplo para muitos municípios. “O mais importante desse programa já está no coração de vocês e acredito que a experiência de Pelotas é que pode nos ajudar. Estamos abertos a aprender com vocês”, reforçou Ângela.
Voltado sobretudo a famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, o programa busca o bem-estar dos membros da família, a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades sociais. É desenvolvido em sete encontros semanais, de duas horas cada um, com cerca de 15 famílias - e pode ter quatro encontros mensais de reforço, a começar três meses após concluídos os sete encontros previstos.
Aline Crochemore, coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, adiantou que a meta é atingir 360 famílias em dois anos, envolvendo 40 facilitadores.
  
Os materiais, tais como cartilhas e vídeos que serão utilizados nos grupos, estão a caminho do município, enviados pela SNF. Entre janeiro e março, servidores das secretarias de Assistência Social e Habitação e Regularização Fundiária, além de voluntários de entidades assistenciais, realizarão a formação à distância, que os habilitará como facilitadores. Os encontros com os primeiros grupos de famílias devem começar em março de 2022.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trecho da 25 de Julho será interrompido nesta quinta-feira Anterior

Trecho da 25 de Julho será interrompido nesta quinta-feira

Católica reabre inscrições para Vestibular Agendado Próximo

Católica reabre inscrições para Vestibular Agendado

Deixe seu comentário